Nosso Objetivo

Nosso objetivo é ajudar você que precisa de um atendimento mais personalizado e particular para melhorar a forma e o conteúdo de sua Redação.

Com isso, a Academia do Vestibular busca ocupar uma lacuna deixada pelos cursinhos convencionais em seu planejamento de estudos para o vestibular.

Estamos aqui para complementar seus estudos, oferecendo a você o treinamento necessário para escrever uma redação bem estruturada. Além disso, também faz parte de nosso objetivo colocar você em contato com conteúdos avançados, a fim de aumentar o repertório de argumentos de seus textos.

Tudo isso para que você possa ter uma preparação completa, superar as dificuldades em fazer uma boa redação e conseguir ótimos resultados no vestibular.

Como Vou te Ajudar

A Academia do Vestibular tem dois tipos de curso: de exercícios e de conteúdo.

-Os cursos de exercícios tratam dos três fundamentos mais importantes que você precisa dominar para fazer uma boa redação: estrutura do texto dissertativo-argumentativo; domínio da norma culta; e desenvolvimento da argumentação e exposição de ideias.

Ao dominar esses fundamentos, você estará apto a escrever uma boa redação sobre qualquer tema, mesmo que não saiba muito sobre ele. Com isso poderá conseguir pontuações melhores em Redação, comparado a outros candidatos que não se prepararam da mesma forma adequada.

Confira abaixo nosso Mini eBook de técnica de produção textual, utilizado por nossos alunos nos cursos de exercícios:

-Os cursos de conteúdo abordam os temas de redação mais cotados dos vestibulares, proporcionando aprofundamento e imersão de conteúdo.

Os cursos de conteúdo trazem tópicos avançados e exclusivos, retirados de fontes oficiais e de cursos de graduação de universidades. Com eles nós oferecemos conhecimentos mais aprofundados – de matérias que não estão nos cursinhos – para que você possa usá-los como argumentos em seus textos e assim apresentar uma redação diferenciada e chamar a atenção de seu corretor de forma positiva no vestibular. Veja o exemplo abaixo:

Vestibular 2020 da Unicamp solicitou, como tema de uma das redações, a escrita de um podcast que abordasse a inter-relação entre biodiversidade e o caráter multiétnico e multicultural do Brasil e sua importância para a sustentabilidade.

Diante dessa proposta de redação, que tipo de argumentos você usaria para formular seu texto? Mesmo conhecendo um pouco os assuntos, o mais provável é que você – assim como a grande maioria dos outros candidatos – acabasse usando os textos de apoio para basear a maior parte do conteúdo de sua redação.

Por outro lado, um candidato que complementou seus estudos com os cursos de conteúdo da Academia do Vestibular estaria em condições de desenvolver todo o conteúdo de seu texto sem a necessidade de recorrer aos textos de apoio. Veja abaixo os tópicos que ele utilizaria em seu texto:

Para falar sobre biodiversidade e o caráter multiétnico e multicultural do Brasil, esse candidato poderia iniciar sua argumentação citando os três pilares que compõem atualmente o conceito de desenvolvimento sustentável (econômico, ambiental, social) e a inter-relação necessária entre eles; mencionaria o Protocolo de Nagoya sobre biodiversidade, que busca repartir os ganhos advindos da exploração dos recursos naturais; falaria também sobre a Geógrafa Bertha Becker com sua ideia de vetor técnico-ecológico de desenvolvimento sustentável na Amazônia, que envolve a promoção da economia local para benefício de todos os grupos sociais da região; e completaria essa parte fazendo a relação desses três exemplos com a questão multiétnica e multicultural do Brasil, ao apontar para o caráter inclusivo e democratizante das propostas.

Em seguida poderia mencionar as ideias de Joaquim Nabuco em sua obra “O Abolicionismo” sobre o que o autor chama de consequências da escravidão na sociedade brasileira: concentração de renda; concentração de terras; subdesenvolvimento dos fatores de produção; produção dependente e voltada ao mercado externo, etc. – fatores esses que influenciaram tanto a forma de apropriação do território e da biodiversidade quanto o caráter multiétnico e multicultural do Brasil, por meio da exclusão social e a perpetuação do racismo.

Nenhum desses conteúdos expostos acima estava nos textos de apoio da proposta de redação da Unicamp. Todo esse conjunto de informações faz parte do conteúdo das aulas de nossos cursos de conteúdo(veja também nosso E-book de repertório de Redação) e seria a base argumentativa do texto de nosso candidato – enquanto que as redações dos demais se limitariam a repetir as informações dos textos de apoio.

Esse é somente um exemplo prático do que nós podemos oferecer para elevar o nível de sua preparação e ter a seu dispor aquele conhecimento específico que fará a diferença em sua pontuação no vestibular.

É dessa forma que vou ajudar você a aumentar sua capacidade de argumentação e melhorar a apresentação de seus textos – tudo isso para destacar sua redação da dos outros candidatos e garantir sua aprovação no próximo vestibular!

Para conhecer nossos cursos, acesse aqui:

Para saber mais sobre o método de estudos diferenciado da Academia do Vestibular, clique abaixo: