Olá, pessoal. Hoje vamos dar uma dica valiosíssima que sempre repetimos no nosso curso de exercícios, que é sempre citar a dignidade da pessoa humana na proposta de intervenção. E qual a importância disso? É o que vamos ver aqui.

Primeiro vamos relembrar uma coisa muito importante: no Enem deve-se apresentar uma proposta de intervenção que leve em conta os Direitos Humanos. Não se esqueça disso.

Inclusive isso é algo que aparece escrito lá no caderno de provas que vocês recebem quando vão fazer a redação:

tema da redação do Enem 2020

E já que eles pedem isso, você então pode fazer uma coisa que vai impressionar e chamar a atenção dos corretores da sua redação.

Toda proposta de intervenção que você tiver, você deve colocar que ela está de acordo com a chamada Dignidade da Pessoa Humana.

Aí vocês me perguntam: o que é essa tal “dignidade da pessoa humana”? O que é esse conceito?

livro da CF-88

A Dignidade da Pessoa Humana está no Artigo 1º da Constituição brasileira:

Art. 1º A República Federativa do Brasil, …constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

  • I – a soberania;
  • II – a cidadania;
  • III – a dignidade da pessoa humana;
  • IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;           
  • V – o pluralismo político.”

Atualmente, a dignidade da pessoa humana é considerada o conceito mais importante para os direitos humanos no Brasil. Qualquer projeto ou iniciativa do governo tem de levar em conta a dignidade da pessoa humana. E isso vale também pra qualquer órgão, entidade ou grupo da sociedade civil, seja uma empresa privada, uma associação, uma ONG, etc.

Dessa forma, isso tem tudo a ver com a proposta de intervenção que o Enem pede, não é mesmo?

Com isso, podemos ter uma forma de sempre acertar a proposta de intervenção. Ao dizermos que nossas propostas estão respeitando o princípio da Dignidade da Pessoa Humana, automaticamente elas estarão de acordo com o respeito aos direitos humanos.

Dica: sabemos que uma boa proposta de intervenção sempre diz que o governo ou os grupos da sociedade civil tem de fazer algo, tomar alguma iniciativa, para resolver um problema. Então, a partir daí, a gente coloca que essa medida que eles devem tomar deve necessariamente estar de acordo com a dignidade da pessoa humana.

Como citar a Dignidade da pessoa Humana na Proposta de Intervenção?

Como já dissemos, atualmente a dignidade da pessoa humana é o princípio mais importante para os direitos humanos no Brasil, e ela está escrita no artigo 1º da Constituição brasileira.

Sendo assim, ao mencionar sua proposta de intervenção, você diz que essa proposta está de acordo com o princípio mais importante de direitos humanos, que é a dignidade da pessoa humana, que está no artigo 1º da constituição brasileira.

Exemplo: “É importante ressaltar que essa iniciativa governamental respeita o princípio mais importante de direitos humanos nos dias de hoje no Brasil – a Dignidade da Pessoa Humana, elencada no Artigo 1º da Constituição nacional…”

Com isso você deixa sua proposta de intervenção totalmente dentro dos direitos humanos e acrescenta uma informação que vai chamar muito a atenção do corretor ou corretora do seu texto, pois quase nenhuma outra redação mencionará essa informação.

Gostou da dica?

Saiba mais conhecendo o nosso e-book de Repertório de Redação, com conteúdos avançados e exclusivos como este, que farão você tirar sua nota máxima na redação do Enem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *